Blog + TDB do 2° Curso Normal!

sábado, 27 de junho de 2009

Turma 203 - 2º Curso Normal


Monitorias, práticas e substituições em 2009

MONITORIAS DE INFORMÁTICA
E CONSTRUÇÃO DO BLOG NO COLÉGIO SÃO CARLOS

Ao receber a notícia de que iríamos construir um blog para as turmas do ensino fundamental fiquei muito animada, pois já sabíamos que as nossas colegas do terceiro ano do curso normal haviam feito esse trabalho em 2008, porém começaram a construí-lo no segundo semestre e como nós possuíamos algum conhecimento relativo aos blogs, pudemos ter a oportunidade de iniciar logo.
De imediato escolhi a turma 34 da professora Graselí, porque conhecia seu trabalho como educadora do ano passado em que pude fazer monitorias na sua turma que também era uma 3ª série. As aulas de informática dessa turma são nas terças-feiras, no 1º período.
No dia seguinte a proposta do trabalho fui para a escola acompanhar a turma na aula de informática, era dia 17 de março e os alunos estavam realizando um projeto chamado “Amo Muito Tudo Isso”, em que coletariam imagens e fariam em um slide uma montagem com as coisas mais importantes em suas vidas. Neste dia, me apresentei para a turma, falei sobre o trabalho do blog, tirei algumas fotos e fiz anotações relativas ao projeto.
Nas próximas duas semanas, dias 24 e 31 de março os alunos iniciaram um novo projeto de informática chamado “Símbolo da Paz”, neste trabalho eles escolher uma imagem que representasse a paz para eles e formularam uma frase, anexando-as em um slide do Power Point, onde fariam cópias e imprimiriam como adesivos para distribuir às pessoas nas ruas. Nestas duas aulas tirei mais fotos, inclusive aquelas individuais que seriam postas na apresentação dos alunos da turma.
Na sexta-feira, dia 03 de abril, acompanhei uma aula de educação física dos alunos em que eles fizeram algumas atividades livres. Fotografei-os e tiramos nossa primeira foto coletiva.
No dia 07 de abril, na aula de informática, alguns alunos continuaram com o projeto “Símbolo da Paz”, já os que acabaram puderam jogar livremente.
Nas aulas os dias 14 e 28 de abril, a turma 34 trabalhou com os educativos expoentes, no qual exploraram o jogo “navegando com as quatro operações”.
Os alunos começaram um novo projeto no dia 5 de maio, que consta em trabalhar com histórias em quadrinhos. Primeiro eles deveriam ordenar a história que já estava no Power Point e depois escrever um texto relacionado com essa história em quadrinhos. Neste dia, fui à sala de aula deles e acompanhei um período após o recreio. Tirei fotos dos murais, trabalhos, dos alunos realizando as atividades e depois tiramos nossa foto em conjunto nas escadas.
Estou gostando muito de trabalhar com esta turma, apesar das dificuldades e alguns problemas que surgem, sempre encontrei uma saída e não há nada que possa atrapalhar um trabalho que traz prazer a quem o realiza.

MONITORIAS REALIZADAS NA ESCOLA ALFREDO PETEFFI

À convite de minha colega Paola, comecei a fazer práticas na escola Alfredo Peteffi em uma turma de 2° ano. A turma foi reduzida devido à existência de uma menina chamada Karol, que é portadora da síndrome de Dawn.
Gosto muito de realizar monitorias nesta escola, pois além de ter uma ótima estrutura, os alunos são educados e as professoras nos dão dicas muito importantes.
Nestas monitorias pude aplicar muitos conhecimentos adquiridos na escola, principalmente ao que diz respeito à individualidade de cada aluno, que devemos respeitar seu tempo necessário de aprendizagem e não forçá-lo a realizar atividades das quais não é capaz.
Quando estou na turma, ajudo a professora a cuidar dos alunos, auxiliando-os quando preciso, mas dou atenção especial para a menina Karol. Ela ainda possui grandes dificuldades e ainda não está alfabetizada como a maioria dos seus colegas, é uma garota doce que necessita de atenção e está sempre fazendo de tudo para chamar a atenção. Procuro tratá-la igual a todos os outros alunos, porém ajudando-a e incentivando-a mais na realização das atividades.
Esta escola me trouxe algo que nunca havia sentido antes, a necessidade de dar segurança às crianças, que por serem do 2° ano, não possuem total autonomia e dependem muito da professora.
Acredito que os desafios que estou enfrentando serão úteis na realização do estágio e no decorrer de toda a minha carreira profissional, não só como futura professora, mas como um ser humano.

PRÁTICA NA ESCOLA SANTA CORONA

Quanto à prática que realizei na escola Santa Corona, senti grande entusiasmo e ao mesmo tempo nervosismo, pois foi a primeira vez que contei uma história no avental para as crianças.
Durante a contação de histórias, Roberta e eu tivemos que improvisar várias vezes, devido às interrupções constantes dos alunos que participaram da história ativamente. Pude ver com os meus próprios olhos o que os nossos professores vivem nos dizendo: “nem tudo o que planejamos sai realmente da forma como queríamos”.
Em seguida, na aplicação das atividades, notei como os alunos da primeira turma eram mais atentos e possuíam maior potencial de raciocínio do que as crianças da segunda turma. Realmente cada professor possui um método diferente de ensinar e isso se reflete no educando.
Adorei fazer esse tipo de prática e principalmente de contar histórias às crianças. Vê-las fascinadas ao saírem do mundo real e irem a um mundo mágico onde só as histórias são capazes de levá-las é, realmente, gratificante, faz com que nosso trabalho tenha sentido.

MONITORIAS E SUBSTITUIÇÕES NA ESCOLA INFANTIL MARQUINHOS

Nesta escola infantil descobri que possuo paciência. Parece engraçado, mas é a mais pura das verdades. Nunca me senti tão realizada ao trabalhar com crianças tão pequenas e fazer das suas brincadeiras uma oportunidade de aprendizagem e respondendo os seus “porquês” notei que mesmo eu, que já estudei bastante, sei ler, escrever, interpretar, compreender, etc. não sei responder a todos os “porquês” do mundo; então você termina dizendo: “Porque sim” e eu odiava que me respondessem assim quando era pequena.
As crianças são o futuro do nosso mundo, devemos dar toda uma atenção especial a elas. Nos momentos em que substitui a professora de uma turma de jardim, fizemos uma atividade que consistia em desenhar seus antepassados, as crianças eram de várias origens, alguns desenhar negros, outros índios, alguns alemães e italianos. É claro que os desenhos requeriam toda uma análise, pois nem sempre é fácil decifrar o que um aluno desenha, o que para nós parece apenas rabiscos, para eles possui grande significado. Então, passei um a um e pedi o que estavam desenhando, fiquei surpresa com a criatividade deles.
Um dia quando fui à essa escola fiquei com as crianças do berçário, cuidando deles enquanto estavam na hora do soninho. Era tão silencioso que minha vontade era entrar em um daqueles berços e dormir com eles. Até que um bebê acordou, ficou em pé e ergueu seus bracinhos para eu pegá-lo no colo. Fiquei com ele até que pegou no sono novamente. É como se você fosse um pouco mãe de seus alunos, eles cativam, trazem alegria, amor, esperança.
Espero que minhas monitorias continuem trazendo benefícios para minha vida pessoal e profissional.